quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DE HOMER SIMPSON A DR. SPOK: A TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

Concepções científicas são muito curiosas. Eu já postei aqui sobre como a Economia Comportamental categoriza por meio da inércia e da procrastinação a ausência de atitude e decisão das PESSOAS em relação ao dinheiro. Por enquanto, eu não consigo gostar dessas propostas, mas minha reação Homer Simpson se diverte com elas.

Ah! Até então eu achava que era o Gato da Alice, o personagem que existe dentro de mim que mandava, no meio das minhas ideias mais sérias, aqueles sorrisos involuntários e sacanas. Então, foi uma surpresa descobrir que a Psicologia Econômica também usa celebridades para caracterizar nossas decisões. Homer Simpson representa 85% das quase oito mil decisões diárias que fazemos. Ele está à frente dos comportamentos automatizados voluntários ou involuntários: tomar banho, escovar os dentes, bocejar. Os demais 15% são assumidos pelo Dr. Spok, responsável pelas decisões mais complexas, sustentadas por informações e dados, baseadas na razão.

Toda essa história fica mais didática na explicação de Luciane Fagundes, consultora em Psicologia Econômica, da Mirador Atuarial e que palestrou no I Encontro de Educação dos Fundos de Pensão, promovido pela ABRAPP.



Gestão sob o comando do Dr. Spok

O jeito é repetir, falar, ganhar espaços. Por isso, vou colocar na sequência um vídeo de um trabalho que eu adoro: o Programa A Escolha Certa. Eu gosto da gênese dele: colaboração. Eu gosto da linguagem dele: simples e objetiva. Eu gosto da meta dele: atitude previdenciária em escala.

Só explicando, falando, mostrando, justificando, encarando as mídias é que vamos ganhar competência para naturalizar a Previdência Complementar junto à sociedade. É bom lembrar que esse Sistema é muito novo, tem pouco mais de trinta anos e está em processo de expansão em razão do aumento da expectativa de vida das PESSOAS, no Brasil e no mundo.

Então, para encerrar, um último recado que, quanto mais eu assisto, mais eu gosto. Roberto Messina, da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da ABRAPP, explicando a fórmula da expansão em escala da Educação Previdenciária
Essa análise é importante porque mostra a interdependência das áreas do conhecimento em ação para fazer com que - pela Educação, pelas escolhas inteligentes - o Doutor Spok assuma o comando da nave estelar que é a nossa vida.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário