quinta-feira, 30 de abril de 2015

RAI: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEMORÁVEL

Para a minha ansiedade e entusiasmo, eu tive que esperar uma eternidade para publicar este post. Valeu à pena! Adoro boas notícias, especialmente quando elas contam sobre soluções memoráveis de expressão  que a Previdência Complementar encontra para suas mensagens.
Quem me acompanha sabe do quanto eu gosto do Relatório Anual de Informações que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar publicam para cumprir o Calendário de Obrigações institucionais. Eu mesma tenho a sorte de contribuir para a elaboração de um desses documentos. Curto muito fazer, porque ele me mostra a história da gestão em perspectiva - passado, presente e futuro ao mesmo tempo.
De vez em quando, tenho mais sorte ainda! Alguém compartilha comigo alguma dica de muito valor sobre os RAI que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar produzem. É aí que começa esta história.
Era início de abril, e eu encontrei Sérgio Martins Gouvea, um dos dirigentes da CBS Previdência em um evento. Ele me convidou para um café relâmpago e, no meio de ruídos de xícaras, colheres e conversas, ele me perguntou se eu queria uma cópia digital do RAI CBS 2014
Sorte! Muita sorte! Oportunidade você agarra pelo topete, porque ela é careca. Não dá para deixar escapar. Foi o que eu fiz! Disse um claro e enfático SIM! e recebi por e-mail o documento naquela mesma tarde. Mas só fui abrir o arquivo no dia seguinte, com tempo para apreciar o resultado do trabalho da equipe técnica de Comunicação da CBS Previdência. Mais do que competentes, todos são comprometidos com os resultados que querem alcançar.



Motes matadores e edição gráfica memorável

Em visita técnica, por e-mail, durante eventos, eu tive oportunidade de conversar com Mônica Storino e Maísa Rozendo, as duas armas secretas que estão envolvidas na criação das propostas de valor da Comunicação da CBS Previdência. E sei que a instituição busca proporcionar uma "experiência de leitura memorável" com as peças que executa.
Quando eu abri o RAI 2014, fiquei impressionada com a habilidade de criar um editorial tão humanizado e tão inspirador para apresentar resultados de gestão. Os motes CAPÍTULO DA SUA HISTÓRIA e PROJETAMOS O FUTURO são matadores! Dão o testemunho eloquente sobre os alicerces que a Previdência Complementar ajuda construir. Criam o apelo que tantos procuram para envolver as novas gerações nesse propósito de criar uma história de valor.

A edição gráfica é tão rica que poderia tranquilamente figurar em muitas revistas sobre os mais diferentes temas. Mas aqui, as imagens, os elementos gráficos, as cores foram combinados magistralmente para fazer o dito do não dito. O encadeamento de imagens é tão poderoso que nos leva à leitura para descobrir mais sobre a história do casal, da família que cresce, dos Participantes da CBS Previdência, uma marca que faz a diferença e que torna interdependentes as escolhas de cada um. Clique aqui para acessar o PDF.

E a parte que eu não entendo?
A abertura do RAI é a parte que todo mundo entende. E as tabelas, os números os dados de gestão que atestam a saúde do Plano de Previdência Complementar? 
De novo, a CBS Previdência criou uma solução maravilhosa para quem quer aprender mais. A cartilha POR DENTRO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS vai explicando passo a passo o significado e a relevância de cada número para o presente e o futuro das vidas, das histórias, das PESSOAS que integram o universo institucional. 
Também cria uma referência clara sobre a grandeza da responsabilidade que é a gestão de um fundo de pensão. Tem muito plano, projeto, sonho e vidas envolvidos nesses números todos.
Trata-se de uma complexidade difícil de expressar com simplicidade. Nada é simples! Mas - com determinação, amor no coração e criatividade - pode ser traduzida, contada, mostrada, ensinada. 
Quem quiser conferir as peças da CBS Previdência, clique aquiQuando eu penso em Criatividade, sei que - mais do que conteúdo - o desafio é criar CONVERSAÇÃO sobre conteúdo. Então,  nessas duas peças, o RAI e a Cartilha CBS, eu consigo ver a provocação para a conversação muito nitidamente. E, de verdade, espero que as PESSOAS possam conversar e, a partir delas, criar novas soluções que materializem o sonho do desenvolvimento econômico e social para todos, via planos de futuro construídos com lucidez e responsabilidade. 

Curtiu? Então compartilhe! Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário