terça-feira, 14 de março de 2017

CBS PERTO DE VOCÊ FAZ EVOLUIR DNA DA EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Algumas notícias são poderosas para criar perspectivas! Hoje recebi um e-mail marketing com o seguinte call to action: CRIE SEU PROJETO DE VIDA. A imagem que sustenta o texto é linda! E a peça tem a assinatura, a marca, a grife CBS Perto de Você, programa de Educação Previdenciária da CBS Previdência, referência pelo pioneirismo, inovação e reconhecimento - o CBS Perto de Você conquistou o Selo da Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Todos esses apelos seriam suficientes, só que o melhor da história vem agora: o call to action é um convite para experimentar uma nova ferramenta que ajuda a prospectar sonhos e planos de vida. 

Para quem acompanha as ações de Educação Financeira e Previdenciária, essa mensagem é claramente direcionada para o público jovem, sempre um desafio! É uma proposta à interação. Cria uma relação entre projetos de curto, médio e longo prazos. Promove o planejamento permanente! 

Sem dúvida, é mais um salto no processo evolutivo da Educação Financeira e Previdenciária, que transita por fábulas, mascotes e metáforas - formigas, cigarras, porcos, corujas, girafas, robôs, caixas d'água, condomínios - avança para os simuladores e aplicativos que compartilham informações e dados sobre patrimônio previdenciário e aposentadoria. Cria vínculos por meio dos agentes previdenciários, das palestras informativas e motivacionais, cursos, seminários presenciais e jogos interativos. E agora ganham mais um elemento: a interface subjetiva da combinação tempo/dinheiro: os sonhos!

Era uma vez...

Há alguns anos, durante uma palestra sobre o tema Criatividade e Inovação, Milena Macedo, da Funcef, me perguntou se havia outro jeito para criar, diferente de ficar acordado de noite, pensando em soluções para desafios... Não, não há! As inovações incrementais acontecem assim mesmo, com suor: lapidando, polindo permanentemente a pedra filosofal, encontrando interfaces, ora com a Tecnologia da Informação, ora com a Pedagogia, ora com a Comunicação, Relacionamento, Atendimento ao Cliente, Diretoria Executiva e sempre com os Participantes e Assistidos. E sempre com o core business da Previdência Complementar: a poupança de longo prazo.

O que me encanta ver é que as soluções não se excluem, mas dialogam e se articulam entre si para promover a naturalização de um hábito tão estratégico e contrário a uma cultura ainda imediatista. A Educação Previdenciária é revolucionária: faz sonhar! A Educação Previdenciária liberta: mostra que é possível! A Educação Previdenciária transforma: ensina o caminho para realizar!

Indicadores: além da performance dos investimentos

À medida que Participantes, Assistidos, não participantes são expostos a informações de qualidade, apelos à interação e aprendendo sobre as vantagens da poupança de longo prazo, os indicadores reagem. 

Não é apenas o patrimônio previdenciário que aumenta! As adesões, o percentual de contribuição, as contribuições extraordinárias, as portabilidades de entrada, os benefícios de aposentadoria, a confiança na gestão, a satisfação! Tem um indicador que diminui, o que é positivo: os resgates. Sim, a Educação Previdenciária é efetiva, ainda que os recursos financeiros a ela destinados sejam reduzidos!

A perspectiva sobre a qual eu falei no início desse post fica por conta também de um sonho: quando as circunstâncias superarem as incertezas, instabilidades; quando o ambiente voltar a ser favorável ao crescimento econômico e à empregabilidade, as conquistas realizadas por meio da Educação Previdenciária serão mais diversas e amplas. Trabalharemos em solo mais preparado. E os resultados serão ainda melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário