terça-feira, 26 de dezembro de 2017

BALANÇO 2017 E PROJETOS PARA 2018

Quando a gente entende o conceito do longo prazo, fazer o balanço do ano é um exercício interessante, quando cada ação pode ser vista em detalhes, com close. Pela perspectiva profissional, 2017 me proporcionou muita coisa legal:
  • Conteúdo para calendário institucional
  • Revisão de conteúdo para site de Educação Previdenciária
  • Produção de conteúdo para Relatório Anual de Informações
  • Dois cursos sobre Comunicação e Educação Previdenciária - Piracicaba e Rio de Janeiro
  • Mais um ano de clipping, produção e gestão de conteúdo institucional para rede social
  • Captação e edição final de conteúdo em vídeo para a TV ABRAPP em eventos institucionais 
  • Planejamento e coordenação da produção de conteúdo da TV ABRAPP no Congresso (estúdio e estação)
  • Produção de conteúdo como colaboradora para revista Carta do Líbano
  • Produção de resumos de novela como colaboradora para a Folha de S. Paulo
No meio de tudo isso, uma visita técnica à Fibra, para aprender um pouco sobre gestão de informação, o acompanhamento de um curso sobre gestão baseada em indicadores e um TED x USP sobre interações, para encerrar o ano. Pode parecer mais do mesmo, só que não!

O conjunto da obra - 34 anos de carreira - revela que todo esse movimento tem muito de novidade. Um só detalhe já explica parte da história. Em 2002, quando defendi a interpretação dos indicadores em banca de mestrado, o tema foi tomado quase que como uma excentricidade pelos colegas de Comunicação. Mas foi esse tema que me levou a apresentar a abordagem também em São Carlos e na ESALQ.

Ouvir muitos especialistas durante tanto tempo, também me ensinou a encarar as crises como ciclo. E a tomar medidas para lidar com o desespero, enquanto o movimento da roda deixa de ser a meu favor.

A novidade foi que 2017 também me deu a oportunidade de voltar a escrever perfis. Adoro fazer isso! Para mim, perfil é um drops de uma biografia. Pela amostra dá para conhecer o sabor da história inteira. E ficar querendo mais, quando o texto acaba. Fiz várias! De pessoas que eu, a distância, conhecia ou passei a conhecer. Vidas e cultura novas pela experiência da palavra. 

O ano me deu ainda a chance de reorganizar um conhecimento de sete anos de produção de TV ABRAPP em estúdio no Congresso, para atuar simultaneamente com uma estação de captação de entrevistas. O trabalho dobrou. Mas o resultado foi empolgante.

Com algum distanciamento, vejo 2017 e agradeço pela prática da diversidade. Eu trabalhei em situações novas. Revival da técnica, mas com temas e formatos novos.
👍👍👍👍👍Eu adorei! 💕💕💕💕💕

Qual a expectativa para o próximo ano? Por enquanto, só tenho uma intuição. A Comunicação precisará ser praticada com muito mais predisposição para aceitar o novo, o simples, o objetivo, o diferente, a rede. Por mais que muito tenha sido feito, há ainda muito por fazer, porque a Comunicação é a vida, a mudança, o movimento, o inesperado. O tempo passa pela mensagem e exige que ela se renove, se transforme e  expresse de acordo com ele. Mensagens de quaisquer naturezas. Por isso, há muito mais a fazer, sempre. Venha 2018. Feliz 2018!






Nenhum comentário:

Postar um comentário