segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO POTENCIALIZA ESCOLHAS E RESULTADOS



O programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, no dia 18 de fevereiro, divulgou uma matéria sobre a importância do Planejamento Estratégico para negócios de qualquer tamanho (clique aqui). 

Em 2017, tive a oportunidade de ministrar dois treinamentos in company pela SUPORTE Consultoria sobre os temas Comunicação e Educação Previdenciária e resolvi iniciar a exposição falando do Planejamento Estratégico, exibi alguns exemplos dos documentos que eu mais admiro, falei do alinhamento das ações de Comunicação, dos resultados, dos indicadores para acompanhamento do desempenho no longo prazo. As etapas podem parecer lógicas e óbvias, mas nem todo mundo está acostumado a trabalhar com essas diretrizes. 

Alguns empreendedores influenciadores na área de inovação, inclusive, afirmam dispensar o processo de elaboração do Planejamento Estratégico, por considerarem conceitual demais, desperdício de tempo que pode ser direcionado para ações práticas ou por atribuírem uma perda de flexibilidade diante de oportunidades da gestão. 

Eu discordo. Penso que o Planejamento traça metas, objetivos, gols. Ajuda a alinhar times. É um briefing  prévio e geral do que é imprescindível conquistar. Além de atividades pautadas pelo Planejamento Estratégico em eventos, ações de apoio à gestão, treinamentos, também observo como outros profissionais comprometidos com resultados se valem desse instrumento.

Medalha, superação de recordes, estado da arte

Tenho acompanhado algumas matérias sobre Olimpíadas de Inverno. Sem dúvida, existe um grande planejamento para o qual converge cada resultado de cada atleta. Técnica, alimentação, condicionamento físico, estado psicológico - para cada um desses fatores é traçado um plano personalizado, com o objetivo primeiro de conquistar medalha. Há quem supere os resultados históricos e conquista novos recordes. E há quem ainda - por toda a excelência na performance - atinja o estado da arte e conquiste o público.

O Planejamento Estratégico está em uma rota que você traça para se movimentar com mais eficiência, por exemplo, na cidade de São Paulo - desviando de congestionamentos, selecionando o trajeto mais curto ou o mais bem pavimentado, com mais opções de transporte público. Enfim, as escolhas dependem do objetivo.

Nestes últimos dias, estive envolvida com algumas pequisas e vi que a PREVIC passou a dedicar uma área do site para divulgar seu Planejamento Estratégico (clique aqui). Acho que, no mínimo, pode inspirar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar a reverem suas crenças sobre o documento.

Funcional

Para mim, a característica mais importante de um Planejamento Estratégico é a objetividade.

Se para a gestão de uma EFPC em 2018 a principal meta é a conquista de um superávit histórico, então as ações de todas as áreas precisam convergir para cumprir com a meta, captando novas patrocinadoras, adesões ao plano, aprovando uma política de investimentos mais arrojada, fazendo campanhas para estimular aumento de percentual de contribuição, contribuição voluntária e portabilidade, desestimulando resgates. 
É preciso mapear tudo o que estratégica e taticamente faça chegar à meta, à superação histórica de resultados e à conquista de corações e mentes do público de interesse institucional. 
Ah! E o primeiro movimento é apresentar e validar o Planejamento Estratégico para a equipe interna, porque dela depende toda a operacionalização do trabalho. Portanto, capriche para inspirar a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário